Busca de Produtos



PRODUTOS
Túnel de vento
Cód. FM-1849-28
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Túnel de vento. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
Esta unidade é projetada para o estudo da aerodinâmica de objetos expostos ao fluxo de ar, assim como o Características dos objetos que se movem no ar e analisar os dados usando Seu sistema de aquisição de dados. Os alunos pode aprender os métodos e identificar as características aerodinâmicas básicas do estudo. As amostras são inseridas no túnel e assim pode se definir a relação entre elas.
 
Um túnel de vento é o sistema experimental clássico para o fluxo aerodinâmico.  O modelo em estudo permanece em repouso enquanto o fluxo do meio é posto em movimento e assim forças aerodinâmicas podem ser analisada.
 
O túnel de vento é sub sônico e do tipo túnel "Eiffel", um vento aberto utilizado para demonstrar e medir as propriedades aerodinâmicas de várias amostras. Para este efeito, o ar é extraído do ambiente e acelerado. O ar flui em torno da amostra, como um aerofólio por exemplo, na secção de medição. O ar é então desacelerado num difusor e bombeado de volta para o ambiente por um ventilador.
 
O contorno do bocal cuidadosamente desenhado e um alisador de fluxo, ao qual distribui a velocidade uniformemente, com pouca turbulência na secção. A secção transversal do fluxo para as medições é quadrada. O ventilador axial incorporado com um guia e um acionamento de velocidade é caracterizado por uma operação com alta eficiência. As velocidades do ar chegam até 28m/s e pode ser alcançado em um ambiente aberto. O equipado utiliza um sensor de força eletrônico de dois componentes. A sustentação e o arrasto são mensurados e exibidos digitalmente. A velocidade do ar é mensurada por um tubo de manômetro inclinado. O Tubo Manômetro 16 é usado para medir as distribuições de pressão e arrasto nos corpos analisados.
 
Utilizando o Sistema DAQ para Aquisição de Dados, os valores de Pressão, deslocamento/ângulo, velocidade e força podem mensurados pelo computador e analisados com o software.
 
Os acessórios permitem uma variedade de experiências, por exemplo medição da sustentação, distribuições de pressão, análise da camada limite ou visualização das linhas do fluxo. O material de instrução é bem estruturado e estabelece os fundamentos com um guia passo-a-passo dos experimentos.
 
Experiências
 
  • Experimentação com acessórios
  • Determinar os coeficientes de arrasto e de sustentação das amostras
  • Distribuição da pressão quando flui ao redor do corpo que sofre o arrasto
  • Análise da camada limite
  • Análise da turbulência
  • Medidor das linhas do fluxo
  • Conjunto com um gerador de Nevoeiro
  • Visualização de linhas de fluxo
 
Especificações
 
Experiências do campo da aerodinâmica e mecânica dos fluidos com o túnel de vento tipo "Eiffel".
Ampla gama de acessórios disponíveis.
Secção transparente, fechada com instrumentação.
Contorno de entrada, bocal e difusor em metal
Motor de ventilação de velocidade variável para operação.
Alisador de fluxo para reduzir a turbulência.
Sensor de força eletrônico de dois componentes para medir as forças de fluxo.
Manômetro de tubo inclinado para a visualização do ar e da velocidade.
Display digital para visualizar a sustentação e o arrasto.
Display para os valores de pressão medidos, deslocamento/ângulo, velocidade e força usando o sistema de aquisição de dados DAQ (opcional).
 
Dados técnicos
 
Secção de medição
Flexão transversal comprimento x Altura: 300x300mm
Extensão: 400mm
Velocidade do vento: 3,1 ... 28m/s
 
Ventilador axial
Consumo de potência: 2.55kW
 
Faixas de medição
Força: 2x -5 ... 5N
Medidor de pressão: 0 ... 5mbar
 
Amostras para análise:
Esfera
Meia esfera
Disco circular
Placa quadrada
Bandeira
Cilindro
Forma aerodinâmica
Aerofólio
Parabolóide
Côncavo
16 tubo de manômetro
Tubo de Pitot
Gerador de nevoeiro